Na manhã desta quarta-feira (30/10), foi realizada na Colina Sagrada uma coletiva de imprensa com o objetivo de anunciar as novidades no complexo que compõem a Basílica Santuário Nosso Bom Jesus do Bonfim, Irmandade do Senhor do Bonfim, e, suas as obras sociais, o Projeto Bom Samaritano.
Participaram do momento o reitor da Basílica Santuário, Padre Edson Menezes, e o novo Juiz-presidente da Irmandade, Marcelo Sacramento, e o advogado da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e representante da Devoção, dr. Ottoney Alcântara. Na ocasião, foi aproveitado o momento para atualizar os veículos de comunicação acerca do processo que envolvia a mantenedora do templo religioso e a Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Na oportunidade, dr. Ottoney explicou as fases do caso e como está atualmente:
“Em relação à ação, foram alguns conflitos internos e estatutários, a competência para resolver estes conflitos internos é do Arcebispo. Houve esta convocação, onde cerca de 35 membros que formalmente pediram ao Cardeal que adentrasse para resolver o problema. O Arcebispo então, cria uma comissão de conciliação, tenta evitar uma medida mais drástica, conflitos continuaram, e o cardeal, então faz uma intervenção. A intervenção, então suspende aquela mesa e alguns membros vão à justiça pedindo a suspensão da intervenção alegando que o Cardeal não teria competência para tal. Com isso a um acolhimento deste pedido. Nós então, entramos com um agravo de instrumento que é um recurso para combater decisões no meio do processo. Recentemente, saiu a decisão confirmando a legalidade da intervenção. [...] O processo voltou para o Juiz para ter posição final.”, disse.
Diante do exposto, Marcelo Sacramento pontua que foi encontrado um caminho de paz. “Nesta condição começamos a fazer um trabalho de diálogo. Conversamos com todos da irmandade e encontramos uma receptividade extraordinária, onde encontramos um caminho de paz.”. Em concordância, padre Edson frisou a existência de palavras de ordens neste momento. “As palavras de ordem são: Comunhão, fraternidade, participação e sinodalidade.”.
Uma nova marca: Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia e a “Caminhada abençoada”
Durante a coletiva de imprensa, foi apresentada a nova marca do Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia a partir do objetivo de mostrar a unidade entre a Basílica, a Irmandade e o Projeto Bom Samaritano, que desde o último sábado (26/10) estão sendo representado por uma única marca. A identidade criada pela agência Cocada e a inspiração veio das portas que dão acesso à Basílica para o encontro de fé do povo baiano.
Na ocasião, também foi anuncia o projeto da “Caminhada Abençoada”, que tem como objetivo a venda de camisas para incentivar os grupos de caminhadas e corridas que tem como destino da Colina Sagrada, a realizarem agendamento prévio para serem bem acolhidos no Santuário, com a disponibilidade de águas e frutas, além de uma benção e a possibilidade de eles entrarem no templo religioso segurando a imagem do Senhor do Bonfim. O processo de agendamento pode ser feito com a administração da Irmandade, localizada no Largo do Bonfim.
Com esta ação, o Juiz-presidente pontuou que os recursos serão destinados ao Projeto Bom Samaritano. “Vamos acolher as pessoas nas varandas das casas dos romeiros, o acesso será ao hino do Senhor do Bonfim, o religioso que estiver de plantão irá realizar uma benção. Uma ação como essa servirá de recursos para as nossas obras sociais, o Projeto Bom Samaritano.” .
Próximas atividades da Colina Sagrada e o Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim
Durante o momento com a imprensa baiana, também foi anunciado pelo padre Edson Menezes as atividades que serão realizadas no complexo da Colina Sagrada:
“Começaremos com a Semana do Pobre de 17 a 22 de novembro; a Festa de Nossa Senhora da Guia, de 28 de novembro a 01 de dezembro; a Sexta-feira da Gratidão em 27 de dezembro e a Sexta-feira da Proteção em 03 de janeiro de 2025 – provavelmente serão celebradas 15 Missas em ambos os dias – e a novena e festa do Senhor do Bonfim que será entre os dias 09 e 19 de janeiro, com a Lavagem de Corpo e Alma no dia 16 de janeiro de 2025.”. destacou.
Na oportunidade, o reitor da Basílica Santuário divulgou o tema central da Lavagem de 2025 e recordou que no próximo ano será celebrado os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim. “O Papa Francisco estabeleceu que o ano de 2025 será o ano do Jubileu da esperança. E nós, também, celebraremos o Jubileu da chegada da imagem do Senhor do Bonfim, comemoraremos os 280 anos. É com este entusiasmo que com o tema da Lavagem deste ano ‘Enxarque o coração de esperança’, nós estamos organizando tudo com o simples objetivo: engrandecer o nome daquele que é o nosso caminho, nossa verdade e a vida, Nosso Senhor do Bonfim.”, disse.
Nenhum evento encontrado!