30 de Novembro de 2024

Em festa de Nossa Senhora da Guia, Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia faz resgate histórico


Em festa de Nossa Senhora da Guia, Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia faz resgate histórico

Desde a última quinta-feira (28/11), a Colina Sagrada está em festa com a realização do tríduo em honra a Nossa Senhora da Guia conduzido pelo tema central  “A oração de Maria (Com a Virgem Maria queremos aprender a rezar)”, o momento de devoção ao título mariano venerado desde o século XVIII na região da Cidade Baixa em Salvador (BA) segue até este domingo (01/12), com atos religiosos e culturais.

 

Neste sábado (30/11), a partir das 15h30, no Largo do Bonfim, acontecerá o tradicional Terno de Reis apresentado pelas crianças do Projeto São João Paulo II. Em seguida, no interior da Basílica Santuário, às 17h, será realizado o terceiro dia do tríduo a partir do subtema  “Maria, porém, guardava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração.” (Lc 2, 19) e com a presença do reitor, padre Edson Menezes, e pregação do padre Laudimar Oliveira. A programação do dia será encerrada com a apresentação da Banda do Comando do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, às 18h30, no adro do templo religioso.

 

Amanhã (01/12), a Missa Solene às 07h30, presidida pelo Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto Junior, marcará o dia festivo em honra a Nossa Senhora da Guia. Nesta celebração, a Mesa administrativa da Devoção do Senhor do Bonfim entrará no Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia com opas e tochas, a partir do objetivo de fazer um resgate histórico às relíquias encontradas no acervo do museu do templo religioso.



Quem é Nossa Senhora da Guia

Nossa Senhora da Guia é um título da Virgem Maria, reconhecida como padroeira dos navegantes, sua imagem é representada com o menino Jesus no colo e uma estrela na outra mão, que representa a Estrela de Belém. A sua devoção é conhecida em Portugal e no Brasil. 

 

Em particular, no Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia, a devoção foi trazida pelo Capitão de Mar-e-guerra da Marinha Portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, a partir do cumprimento de uma promessa, cujo sobrevivesse a um naufrágio, traria ao estado baiano as imagens do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia. Em 1754, a Igreja do Bonfim foi solenemente inaugurada mediante a entronização das respectivas imagens.






Nenhum evento encontrado!