Desde a última quinta-feira (28/11), a Colina Sagrada está em festa com a realização do tríduo em honra a Nossa Senhora da Guia conduzido pelo tema central “A oração de Maria (Com a Virgem Maria queremos aprender a rezar)”, o momento de devoção ao título mariano venerado desde o século XVIII na região da Cidade Baixa em Salvador (BA) segue até este domingo (01/12), com atos religiosos e culturais.
Neste sábado (30/11), a partir das 15h30, no Largo do Bonfim, acontecerá o tradicional Terno de Reis apresentado pelas crianças do Projeto São João Paulo II. Em seguida, no interior da Basílica Santuário, às 17h, será realizado o terceiro dia do tríduo a partir do subtema “Maria, porém, guardava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração.” (Lc 2, 19) e com a presença do reitor, padre Edson Menezes, e pregação do padre Laudimar Oliveira. A programação do dia será encerrada com a apresentação da Banda do Comando do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, às 18h30, no adro do templo religioso.
Amanhã (01/12), a Missa Solene às 07h30, presidida pelo Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto Junior, marcará o dia festivo em honra a Nossa Senhora da Guia. Nesta celebração, a Mesa administrativa da Devoção do Senhor do Bonfim entrará no Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia com opas e tochas, a partir do objetivo de fazer um resgate histórico às relíquias encontradas no acervo do museu do templo religioso.
Quem é Nossa Senhora da Guia
Nossa Senhora da Guia é um título da Virgem Maria, reconhecida como padroeira dos navegantes, sua imagem é representada com o menino Jesus no colo e uma estrela na outra mão, que representa a Estrela de Belém. A sua devoção é conhecida em Portugal e no Brasil.
Em particular, no Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia, a devoção foi trazida pelo Capitão de Mar-e-guerra da Marinha Portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, a partir do cumprimento de uma promessa, cujo sobrevivesse a um naufrágio, traria ao estado baiano as imagens do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia. Em 1754, a Igreja do Bonfim foi solenemente inaugurada mediante a entronização das respectivas imagens.
Nenhum evento encontrado!