Como parte dos festejos em honra ao Senhor do Bonfim e a partir do tema “Encharque o seu coração de esperança”, foi realizada nesta quinta-feira (16/01), a 16ª edição da Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, numa parceria entre Santuário Senhor do Bonfim da Bahia e órgãos do Governo Estadual da Bahia e Prefeitura Municipal de Salvador.
O ato que foi integrado há 16 anos com o tradicional cortejo e lavagem das escadarias da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, consiste em motivar os fiéis, turistas e apreciadores da cultura popular a percorrerem o trajeto de aproximadamente 8km que interliga a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, acompanhados da imagem peregrina do Senhor do Bonfim. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, cerca de 2 milhões de fiéis participaram do momento.
Em 2025, o Senhor do Bonfim foi conduzido por um veículo 100% elétrico em formato de caravela mediante o objetivo de fazer menção aos 280 anos da chegada da imagem original, visto que em 1745, ela foi trazida numa nau portuguesa pelo Capitão-de-mar-e-guerra, Theodózio Rodrigues de Faria, como forma de cumprimento de uma promessa ao ter sido salvo de um naufrágio. Além desta alegoria, foram instalados pórticos que borrifavam água benta em dois pontos do trajeto (um na Avenida Reitor Miguel Calmon e um na Ladeira do Bonfim).
Durante a caminhada, um dos momentos mais marcantes foi a parada em frente às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), uma vez que o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, realizou um momento de oração com os presentes e recordou que, em vida, Santa Dulce dos Pobres, distribuía água aos participantes do cortejo da lavagem. Na ocasião, esteve presente a superintendente das OSID e sobrinha do Anjo Bom do Brasil, Maria Rita.
No final do percurso, padre Edson Menezes, antes de dar a benção final, fez um breve discurso sobre a relação ao Jubileu de Esperança – vivenciado neste ano pela Igreja Católica – e o Jubileu dos 280 anos da vinda da imagem do Senhor do Bonfim. “Vamos celebrar com fervor 280 anos de devoção, veneração e contando com a proteção do Senhor do Bonfim da Bahia. A Ele a nossa gratidão e com Ele queremos viver na fé e na esperança.”, disse.
Após o momento de fala do reitor, foi dado início à tradicional lavagem das escadarias pelas baianas, reverenciando a tradição bicentenária.
Nenhum evento encontrado!