11 de Dezembro de 2015

Arcebispo de Salvador e reitor da Basílica Santuário falam sobre Ano Santo e Festa do Bonfim 2016

Dom Murilo Krieger, padre Edson Menezes e Artur Napoleão reuniram a imprensa na Basílica Santuário na tarde desta quinta-feira (10)


O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e o reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, acompanhados do juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Artur Napoleão de Carneiro Rêgo, falaram sobre o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia e a Festa do Senhor do Bonfim 2016 durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (10) na Basílica Santuário.

Em Salvador, a Porta da Misericórdia da Arquidiocese está na Basílica Santuário e será aberta após a missa campal neste domingo (13), às 16h, por Dom Murilo, assim como fez o Papa Francisco na última terça-feira (8) no Vaticano. “O coração da nossa Arquidiocese estará aqui ao longo desse Ano da Misericórdia. Mas, porque Porta da Misericórdia? Porque Jesus falou ‘Eu sou a porta, quem passar por mim será salvo’. Passar pela porta é um ato de fé. A misericórdia de Deus é infinitamente maior do que tudo aquilo que fizemos de mal. O Papa pede que quem vier, venha como peregrino, aquela pessoa que se prepara, e, pela oração, vem caminhando para receber o abraço do Senhor. Passa pela porta para obter o perdão do pecado e faz uma experiência com Deus”, explicou Dom Murilo.

“É um momento histórico, de reconciliação com Deus e com os irmãos, pois pela primeira vez será aberta uma porta na nossa Arquidiocese. Misericórdia é o olhar de Deus para nós pecadores. Deus quer nos acolher e a gente sabe que quando uma pessoa faz uma experiência forte da misericórdia ela está feliz, atravessa desafios, enfrenta problemas, se relaciona bem com todo mundo e é capaz de perdoar porque se sentiu perdoada”, disse. 

Dom Murilo também pontuou sobre a programação especial para o Ano Santo na Basílica do Bonfim. “Haverá atendimento especial de confissão, padres para dar orientação espiritual e leigos para acolher”, disse. Padre Edson destacou que a porta depois de aberta ficará à disposição para que os devotos possam fazer o rito de passagem individual ou em grupo. "As paróquias, as pastorais e os movimentos já estão agendando peregrinações que acontecerão durante todo o ano e também celebrações de jubileus. Nós estamos aumentando o número de confessores e aqui durante todo o dia poderemos atender as pessoas em confissão”, comentou.  

O reitor também falou da expectativa para o Ano Santo. “Senhor do Bonfim é a revelação da verdadeira misericórdia. Será um ano marcado pela oração e pela experiência bem de perto da misericórdia de Deus. Aqui as portas estão sempre abertas para acolher a todos".  

Durante a coletiva padre Edson e o juiz Artur Napoleão apresentaram a Festa do Senhor do Bonfim 2016. A novidade será um grande abraço simbólico que os devotos darão na Basílica. “Na última noite da novena vamos abraçar a Mansão da Misericórdia e seremos abraçados pela misericórdia infinita de Deus. A motivação espiritual para a festa do Senhor do Bonfim é o Ano da Misericórdia. E Jesus, o Senhor do Bonfim, é exatamente a revelação do rosto misericordioso do Pai”, finalizou. 

 




Crédito: Anna Carolina Lima


Nenhum evento encontrado!