27 de Março de 2017

Basílica Santuário Senhor do Bonfim acolhe cerca de 200 mil fiéis em Caminhada Penitencial

A 32ª edição da programação reuniu cerca de 200 mil pessoas, contando com o percurso de 8 Km.

Baslica Santurio Senhor do Bonfim acolhe cerca de 200 mil fiis em Caminhada Penitencial

Milhares de fiéis participaram na manhã do último domingo (19) da Caminhada Penitencial. Organizada pela Arquidiocese de Salvador, a 32ª edição da programação reuniu cerca de 200 mil pessoas, contando com o percurso de 8 Km. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida também acompanhou todo o trajeto.

Em clima de oração e penitência, ao som do hino do Senhor do Bonfim, os peregrinos subiram a Colina Sagrada, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, por volta das 10h. E nem mesmo o sol forte foi obstáculo para os fiéis chegarem, entusiasmados, à Mansão da Misericórdia, de onde Dom Murilo os acolheu ao lado de Dom Estevam e do Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes. “É uma graça de Deus. A cada ano aumenta a participação do povo, mostrando que todo mundo quer se unir a Cristo na caminhada Dele em direção ao Pai. Nós, então, somos um povo que caminha, mas sabemos, temos uma direção: o Senhor do Bonfim, que com braços abertos nos conduz ao Pai. Ele é vitorioso, Ele ressuscitou”, afirmou Dom Murilo.

A caminhada teve início por volta das 6h30, e foram celebradas três missas simultâneas. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora das Dores, onde a Caminhada foi realizada pela primeira vez após 32 anos. Os fiéis também participaram da Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho. Já na Paróquia Nossa Senhora dos Mares, a presidência ficou com o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

Duas cruzes, cada uma com seis metros de comprimento e três metros de largura, foram carregadas pelos devotos que fizeram todo o percurso descalços em sinal de penitência neste período de Quaresma, relembrando os passos de Jesus. Pessoas com deficiência e cadeirantes também participaram da programação penitencial. O devoto e membro da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Raimundo Alcântara dos Santos, de 79 anos, afirma que participa da Caminhada Penitencial do começo ao fim todos os anos. “A gente pede ao Senhor do Bonfim e Ele ajuda chegar até a Colina Sagrada”, afirmou.

Crédito: Ingrid Monteiro – Jornalista Amex