07 de Abril de 2016

Bispos de todo Brasil participam da 54ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP)

O evento tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”

Bispos de todo Brasil participam da 54 Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP)

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e os bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Estevam dos Santos Silva Filho estão em Aparecida (SP), onde participam da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até o dia 15 de abril. O evento, que reúne os bispos de todo o Brasil, tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”.

A abertura da Assembleia aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. A mesa de abertura foi composta pelo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida; pelo Arcebispo de Aparecida, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis; pela presidência da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner; pelo núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello; e pelo prefeito de Aparecida, Ernaldo Cesar Marcondes.

Primeiro dia

Com palavras de acolhida o reitor do Santuário Nacional cumprimentou os bispos e desejou que os trabalhos da Assembleia apresentem sinais de esperança ao povo brasileiro. “Senhores, o nosso povo está inseguro pelo futuro do nosso país. Infelizmente a confiança depositada nas urnas nas eleições culminou numa angústia atual. A CNBB sempre foi um guarda-chuva do qual o povo espera uma proteção e o nosso povo precisa respirar esperança, estamos carentes de palavras que nos faça acreditar. Esperamos que essa Assembleia reacenda a chama da vida para a qual queremos trabalhar. Temos a certeza que o Espírito Santo de Deus não abandonará aqueles que foram colocados na condição de guias espirituais do país”, colocou.

O núncio apostólico, Dom Giovanni disse que está mais uma vez em comunhão com a Assembleia da CNBB e coloca em suas orações os trabalhos dos bispos. “Faço votos para os trabalhos que saem dessa Assembleia sejam o rosto de Cristo, a luz do mundo e façam com que essa imagem do Cristo seja transmitida aos outros. Que a Igreja possa sempre mais aparecer, bonita, em comunhão forte como testemunho para todos os irmãos”, desejou.

O presidente da CNBB, Dom Sérgio, destacou o tema da Assembleia valorizando os leigos e falou ainda do papel da Igreja em tempos de crise. “Não pode haver uma Igreja em saída sem a participação efetiva dos leigos e leigas e não pode haver uma sociedade fraterna se os leigos não forem sal e luz […]. No momento de crise muitos, com razão, voltam seu olhar para a Igreja em busca de sabedoria, e a Igreja, nesse momento representada pelos bispos, volta os seu olhar ao Cristo e coloca-se em posição de diálogo em escuta para melhor oferecer uma solução ao povo […]a Igreja quer oferecer a todos a misericórdia Divina à luz do Evangelho, os critérios éticos que devem sempre nortear a vida pessoal, comunitária e social”, indicou.

Foto: Thiago Leon

Fonte: Arquidiocese de Salvador e A12