18 de Abril de 2017

Devoção do Senhor do Bonfim completa 272 anos

Devoo do Senhor do Bonfim completa 272 anos

Há 272 anos, mais precisamente no dia 18 de abril de 1745, em Setúbal, Portugal, começava a ser cultivada uma devoção marcada pelo amor e culto ao Senhor do Bonfim: a Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

A devoção nasceu pela fé do capitão de mar e guerra português, Theodózio Rodrigues de Faria, que, como cumprimento de uma promessa, trouxe para o Brasil, especialmente para Salvador, na Bahia, a imagem do Senhor do Bonfim e a introduziu na Capela de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe, posteriormente trasladada para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Desde então, a devoção ao Senhor do Bonfim alcança milhares de corações pelo Brasil afora, demonstrando a fé de um povo Àquele que acolhe a todos sempre de braços abertos.

Responsável por manter a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim acolhendo milhares de fiéis todos os anos e por cultivar a missão da evangelização, testemunhando o rosto misericordioso de Jesus Cristo, a Irmandade da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim é composta por mesários, estatutários, eméritos e beneméritos. A Devoção também faz parte da história de Salvador, principalmente da Cidade Baixa, dando relevantes contribuições ao longo do tempo, como a construção da Capela Senhor do Bonfim (1746/1754); as obras da Ladeira que dá acesso ao Largo do Bonfim (1810); a estrada com início na Ladeira do Bonfim até Roma, com extensa ponte em parte desse caminho, denominada Dendezeiros (1792/1798); o calçamento com pedra comum da Ladeira Porto da Lenha (1812); o alargamento e o calçamento do Largo do Bonfim (1865); e a compra de uma porção de terras, que partia dos Mares até a Jequitaia, onde já existia a Igreja do Noviciado da Companhia de Jesus, hoje Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Assim, a rua partindo de Roma até os Mares foi denominada Calçada de Bonfim, e a que chegava até a Igreja do Noviciado, Jequitaia (1815).

São 272 anos de vida e dedicação em prol da missão de zelar pela Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e difundir e perpetuar o culto ao Senhor do Bonfim.

Amex - Marketing e Comunicação Integrada