17 de Julho de 2014

Dom Paglia aos bispos da África Central, destaca a centralidade da família

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Arcebispo Vincenzo Paglia, pronunciou-se nos dias passados na X Assembléia Geral da Associação das Conferências Episcopais da África Central (ACERAC)

Dom Paglia aos bispos da frica Central, destaca a centralidade da famlia

“Existe uma cultura individualista na raiz da crise da família, presente também na realidade africana. Por isto também neste continente é necessário repropor o valor da instituição familiar no centro da vida da Igreja e da sociedade”. Foi o que afirmou o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Arcebispo Vincenzo Paglia, ao pronunciar-se nos dias passados na X Assembléia Geral da Associação das Conferências Episcopais da África Central (ACERAC), realizada em Brazzaville, Congo.

O prelado citou o estudioso africano Albert Tévoédjrè, que em seu livro afirma: “Para os cristãos leigos, na África agitada por várias correntes, defender a família como desejada por Deus, não é somente um ato coerente com a sua fé”, mas significa “preservar o próprio fundamento da sociedade e de um autêntico desenvolvimento”. Infelizmente, ao invés disto – observou Dom Paglia - as ameaças à família na África são hoje inumeráveis, como “a dissolução da moral, os ataques à unicidade do matrimônio; a instabilidade das relações entre os membros da família; a proliferação das uniões de fato, mas também a pobreza e o aumento do desemprego, o que não permite aos pais assumir a sua responsabilidade”. E a situação é ainda mais grave em um continente onde a família sempre foi o fundamento da sociedade, um lugar de formação e de transmissão dos valores culturais e espirituais.

Neste sentido, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família ressalta a necessidade de se construir e reforçar “fortes laços entre as gerações e de se construir uma rede de solidariedade entre as crianças, jovens e anciãos”. “E isto vale para a África, assim como para a Europa e o resto do mundo”, advertiu Dom Paglia. “As outras instituições públicas, políticas, econômicas, jurídicas e culturais – concluiu o prelado – deveriam seguir o exemplo da Igreja Católica, ao colocar a família no centro de suas preocupações e de suas decisões”.

Recordamos que ontem, quarta-feira, 16, foi aberta em Lilongue, no Malaui, a 18ª Assembléia Plenária da Associação das Conferências da África Oriental (AMECEA). O tema escolhido foi “A nova evangelização através uma verdadeira conversão e o testemunho da fé cristã”. Entre os relatores, também estará Dom Paglia, na sessão de sexta-feira, 18 de julho, falando sobre o tema “A pastoral familiar hoje”.

Fonte: News.va