15 de Junho de 2016

Encontro de Santuários motiva reitores e leigos para uma Igreja em saída

O reitor da Basílica Santuário, o juiz da Devoção e o diretor da Campanha Amigos do Santuário do Senhor do Bonfim marcaram presença no evento em Fortaleza/CE

O reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, o juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos, e o diretor da Campanha Amigos do Santuário do Senhor do Bonfim, Artur Napoleão de Carneiro Rêgo, participaram do 1º Encontro de Santuários, Comunidades e Entidades Católicas, no Hotel Recanto Wirapu’ru em Fortaleza/CE.

O encontro, promovido pela Amex - Marketing e Comunicação Integrada nos dias 14 e 15 de junho, contou com a participação do reitor, do diretor e da gerente de Marketing do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e reuniu reitores de Santuários do Nordeste. O primeiro dia do evento (14) teve início, às 12h, com um almoço de acolhida, seguido de um momento de oração. Após a confraternização, foi iniciada a palestra “Encontro com Deus, com os irmãos e irmãs de fé e consigo mesmo”, ministrada pelo Pe. João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional de Aparecida – Aparecida/SP. Inicialmente, Pe. João Batista partilhou com o público, constituído por reitores e leigos, as dificuldades e desafios que ele e sua equipe enfrentam no Santuário e, nesse momento, abriu espaço para que outros reitores pudessem falar sobre a realidade que vivem em seus Santuários e suas experiências na acolhida de romeiros e peregrinos. Na ocasião, o padre apresentou o Diretório do Santuário Nacional, servindo de referência e subsídio aos reitores que não dispõem desse importante documento de gestão, e apresentou ainda o Estatuto que rege o Santuário Nacional com relação as definições de cada particularidade do Santuário. O Pe. João Batista enfatizou também sobre o Santuário como local de encontro, oração, acolhida e transformação de vidas, e afirmou que, além do serviço religioso, um Santuário deve oferecer espaços de lazer, conhecimento, acolhimento e oração para que os peregrinos tenham um encontro com a Palavra de Deus. O reitor disse ainda que o Santuário é morada de Deus, casa de Maria e encontro de irmãos. O reitor do Santuário Nacional partilhou as experiências que o Santuário vivencia nesse momento, em virtude da organização do evento, que será realizado em outubro de 2017, em comemoração aos 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Após a palestra os presentes confraternizaram com um coffee break. Encerrando o primeiro dia do Encontro, o Pe. João Batista presidiu uma missa, concelebrada pelo Pe. Edson, Pe. David Peter, reitor do Santuário Rainha do Sertão - Quixadá/CE, e demais padres. No segundo dia (15), o evento teve início no período da manhã, com café e momento de oração. Em seguida, às 8h, Solange Parron, gerente de Marketing do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, conduziu a palestra com o tema “A Igreja, a Comunicação e o Marketing: O plano a serviço da missão”. Solange abordou a junção da comunicação e do marketing dentro da Igreja e os desafios enfrentados, ilustrando a questão com o histórico do Santuário Nacional e da Campanha dos Devotos, a qual é uma das fundadoras. Solange apontou a Campanha dos Devotos como forma de atender o anseio dos fiéis que desejam colaborar com as obras e afirmou que isso contribuiu para que o Santuário chegasse ao patamar que se encontra hoje. A palestra de Solange Parron foi considerada um dos ápices do encontro, por trazer conteúdo e subsídio efetivo para o público, de maneira que o envolvesse e o fizesse se sentir pertencente ao meio e à temática, levando o conhecimento para aplicar em seus Santuários. Às 10h, Marcos Spalding, diretor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, iniciou a discussão dos temas “As novas mídias e a Evangelização” e “Captando recursos através de ações comerciais”. Spalding abordou as novas tendências e inovações tecnológicas, discutindo redes sociais, sites e as mídias que hoje um reitor deve utilizar para alcançar o público. Em um segundo momento, Spalding falou sobre recursos financeiros e captação de recursos para seguir a proposta dos Santuários.

O evento foi finalizado com almoço, às 15h, e um momento de partilha, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, acompanhado de um material de apoio, para que os reitores se sintam fortalecidos.

O Encontro de Santuários, Comunidades e Entidades Católicas

O Encontro de Santuários, promovido pela Amex – Marketing e Comunicação Integrada, tem como objetivo levar conteúdo e subsídios de conhecimento sobre a área de comunicação e marketing para gerenciamento efetivo dos Santuários do Brasil. O encontro surgiu da necessidade de reunir Santuários do país e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerado referência e uma “grande escola” por todos os outros. O 1º Encontro dos Santuários já é reconhecido como um momento importante de partilha de conhecimento. No encontro é discutido o que é vivenciado no mercado, mas aplicado à Igreja, de forma que os reitores possam promover a devoção, a acolhida e outras missões a partir desse conhecimento. A proposta da Amex é promover outras edições do evento, para que demais regiões do país sejam contempladas.