19 de Janeiro de 2015

Fiéis lotam a Basílica no dia da Festa do Senhor do Bonfim

Festa do Senhor do Bonfim foi neste domingo (18)


O dia amanheceu mais encantador. Um sol irradiando a todos que subiam a Colina Sagrada para festejar Senhor do Bonfim. Basílica lotada de fiéis. Esse era o cenário deste domingo (18) na Mansão da Misericórdia, lugar do encontro com Deus, ambiente de paz e amor. Baianos, turistas, romeiros e peregrinos foram recebidos pelo reitor, padre Edson Menezes da Silva, e pelos irmãos da Devoção do Senhor do Bonfim, para acompanhar a cerimônia solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. "É uma graça estar aqui. A nossa igreja hoje toma as dimensões de Salvador e da Bahia. Cada vez mais essa festa é dos brasileiros. Queremos louvar ao Senhor por todas as graças que Ele derrama do alto desta Colina", disse Dom Murilo.

Dom Murilo embasou sua homilia em cima de cinco verdades que norteiam a fé. "Olhando para o Senhor do Bonfim ouvimos a observação de João Batista: eis o cordeiro de Deus. Senhor do Bonfim pensou a inteligência humana, amou com o coração humano. Cada um de nós pode dizer: o Filho de Deus se entregou por mim. Se nós o seguirmos nossa vida se santificará". Na segunda verdade ele fez a seguinte pergunta: “O que você procura aqui? Estamos aqui para contemplar Senhor do Bonfim. Nós o procuramos porque buscamos a salvação”. Na terceira enfatizou: “Mestre, onde moras? Fazemos essa pergunta diante de uma imagem carregada de história. Aqui é um lugar especial onde mora o Senhor do Bonfim. Devemos ver onde Ele habita para permanecer com Ele e levá-lo para nossa casa”.

Na quarta verdade destacou que “o mundo é um calvário. Senhor do Bonfim não tem cruz própria. São nossos sofrimentos e dores que Ele leva nas costas”. Já na quinta e última verdade frisou que “Senhor do Bonfim olha para nós e nos convida a não ficarmos indiferentes diante do que Ele nos faz. Nossa cidade é privilegiada pela fé trazida dos antepassados. O Senhor nos convida a construir uma cidade e um estado marcados pela paz. Que, como Senhor do Bonfim, saibamos fazer nossa a cruz dos outros. A maior prova de amor é dar vida para que outros tenham vida em abundância”, finalizou.

Após a missa Dom Murilo, a irmandade da Devoção e o reitor, juntamente com o governador da Bahia, Rui Costa, o vice, João Leão, e todos os presentes desceram a bandeira do Senhor do Bonfim, que foi hasteada na primeira noite da novena.            




Crédito: Anna Carolina Lima


Nenhum evento encontrado!