21 de Novembro de 2017

Igreja no Brasil se prepara para abertura do Ano Nacional do Laicato

Ano dedicado aos leigos comea no prximo dia 26 de novembro

Igreja no Brasil se prepara para abertura do Ano Nacional do Laicato

A Igreja no Brasil se prepara para celebrar a abertura do Ano do Laicato no próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei. Com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e lema “Sal da Terra e luz do mundo”, a iniciativa deseja fazer crescer a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja.

“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Severino Clasen.

Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Augusto dos Santos Azevedo, aponta que é preciso abertura do coração e participação de todos. “É participando que iremos adquirir conhecimentos, experiências, e entenderemos melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”, garante.

Subsídios

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB preparou materiais de apoio e subsídios com orientações metodológicas para as comunidades.

De acordo com a secretária da Comissão, Pietra da Silva, o contato com o material é um momento de aprendizado. “Vamos aprendendo sobre qual é nosso papel dentro da Igreja, dentro do mundo em que vivemos e também vamos passando isso para as pessoas que estão à nossa volta e às pessoas com as quais convivemos”, afirma.

Fonte: Amex, com CNBB