13 de Janeiro de 2016

Novidades marcam Festa de Senhor do Bonfim 2016

Inauguração da WEB TV e presença das imagens de Nossa Senhora da Guia e de São Gonçalo na Procissão dos Três Pedidos estão entre as novidades deste ano

Novidades marcam Festa de Senhor do Bonfim 2016

Com o tema Celebrando o Ano Santo da Misericórdia, subiremos a Colina Sagrada para encontrar Jesus, o Senhor do Bonfim, rosto misericordioso do Pai, a tradicional Festa de Senhor do Bonfim deste ano está repleta de novidades. O novenário, que começou no último dia 07 e vai até o próximo sábado (16), com pausa apenas nesta quinta-feira (14), quando acontece a Lavagem, tem atraído uma média de mil fiéis por noite.

A festa continua seguindo o espírito inovador característico dos últimos anos. Nesta edição foi inaugurada a WEB TV do Bonfim, importante iniciativa da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim. “A WEB TV passa a ser agora mais um canal de aproximação da Basílica Santuário com os fiéis de Senhor do Bonfim. Todas as noites o novenário está sendo transmitido ao vivo e em alta qualidade no site da Basílica (www.santuariosenhordobonfim.com), a partir das 19h”, informa o juiz da Devoção, Artur Napoleão de Carneiro Rêgo.

Outra novidade está na Procissão dos Três Pedidos, que, além de Senhor do Bonfim, terá a presença das imagens de Nossa Senhora da Guia e de São Gonçalo. A procissão acontece no domingo (17), às 16h, saindo da Igreja dos Mares em direção a Colina Sagrada. “A Procissão dos Três Pedidos é uma expressão da devoção e piedade do nosso povo. Para a ocasião, iremos colocar um manto cheio de fitinhas na cruz de Senhor do Bonfim. Para isso o fiel deve dar três nós, fazer os pedidos e depositar em uma caixa personalizada, localizada dentro da Basílica Santuário”, explica o reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes da Silva.

Como parte da programação dos festejos está a lavagem do adro da Basílica Santuário que, desde 2014, é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma, realizada na quinta-feira antes do domingo festivo. “É uma caminhada limpa, orante e espiritual, com o objetivo de marcar a presença da igreja”, diz padre Edson. Os devotos que seguem em caminhada da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até o Bonfim, a partir das 8h, podem adquirir um kit formado por camisa (R$16,00), boné (R$5,00), suporte de água (R$5,50) e garrafinha de água (R$3,50) para ser abençoada na chegada à Colina. O kit completo custa R$30,00.

A programação termina no dia 17, data da grande Festa de Senhor do Bonfim.

Caixa para as fitinhas do manto de Senhor do Bonfim (Foto: Anna Carolina Lima)

Crédito: Anna Carolina Lima