14 de Dezembro de 2015

Porta da Misericórdia é aberta na Basílica Santuário

Acompanhados pelas imagens peregrinas de Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, cerca de cinco mil pessoas participaram na tarde deste domingo (13) da solenidade de abertura da Porta da Misericórdia da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, que teve sua porta representando a Arquidiocese de Salvador.

Animados com músicas religiosas, os fiéis recitaram o Terço da Misericórdia e assistiram a missa solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, e padres da Arquidiocese. "Estamos aqui para a abertura do Ano Santo, dia memorável e histórico. Se nos voltarmos para o Senhor tudo muda. Nasce e se fortalece a esperança em nós diante de situações difíceis. Ele gosta que batamos na porta de Seu coração. Este ano nos é oferecido para experimentar em nossa vida o toque suave do perdão de Deus", disse Dom Murilo.

"Este jubileu é um momento para que a igreja aprenda a escolher o que mais agrada a Deus, que é perdoar. A alegria de Deus é perdoar. Devemos abrir nosso coração para que o amor de Deus nos encha de misericórdia. Nada é mais importante do que escolher o que agrada a Ele: Seu amor, Seu abraço, Sua ternura e Sua misericórdia. Aqui na Mansão da Misericórdia Senhor do Bonfim já está de braços abertos, nos abraça e nos cobre de beijos. O Ano da Misericórdia é para que Deus abrace muitos irmãos e os levem para o braço do Pai", enfatizou Dom Murilo.

Após a celebração eucarística a comitiva religiosa, liderada por Dom Murilo, e formada por bispos auxiliares, padres, diáconos e seminaristas se dirigiu à Porta da Misericórdia para dar início ao rito de passagem. Em seguida, os fiéis presentes também puderam adentrar na Basílica através da Porta da Misericórdia.

Ano Santo

O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, cujo lema é Misericordes Sicut Pater (Misericordiosos como o Pai), teve início na última terça-feira (08) e será finalizado no dia 20 de novembro de 2016.

A Igreja deu início à tradição do Ano Santo no ano de 1300, com a realização a cada 50  anos. Em 1475, foi instituído um jubileu ordinário a cada 25 anos. Já o jubileu extraordinário - como este - é  proclamado por um acontecimento de especial relevância. Este ano santo marca o 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Para agendar peregrinações à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim durante o ano acesse www.arquidiocesesalvador.org.br/anodamisericordia ou entre em contato através do número (71) 3316-2196.

Crédito: Anna Carolina Lima