23 de Julho de 2014

Saiba como começou a devoção ao Senhor do Bonfim

A devoção ao Senhor do Bonfim começou por volta do ano de 1745

Saiba como comeou a devoo ao Senhor do Bonfim

A devoção ao Senhor do Bonfim começou por volta do ano de 1745, através do capitão de mar e guerra Teodósio Rodrigo de Faria, de Portugal.

Pela Páscoa da Ressurreição do Senhor, em 18 de abril de 1745, Dom Botelho de Matos, Arcebispo da época, autorizou a Teodósio que a imagem trazida de Setúbal, em Portugal, fosse colocada na Igreja de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe, local que a partir de então tornou-se centro de romarias. Na mesma ocasião foi fundada uma irmandade de devotos leigos que passou a ser chamada, após uma eleição, de "Devoção do Senhor do Bonfim".

Para dar continuidade à devoção e espalhar o culto de veneração foi construída a atual Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, inaugurada em 24 de junho de 1754. A partir desta data a sagrada imagem foi trasladada da Igreja da Penha para a Basílica do Bonfim.

Foto: Gildo Lima

Crédito: Anna Carolina Lima