16 de Dezembro

São José Moscati

O nosso Papa João Paulo II apresentou para nossa devoção São José Moscati, que muito bem soube viver a fé, a caridade e a ciência. Nasceu na Itália em 1880 no seio de uma família cristã. Com apenas 17 anos obrigou-se particularmente ao voto de castidade perpétua.

Inclinado aos estudos, Jos√© Moscati cursou a faculdade de medicina na Universidade de N√°poles e chegou, com 23 anos, ao doutorado e nesta √°rea p√īde ocupar altos cargos, al√©m de representar a It√°lia nos Congressos M√©dicos Internacionais. Com compet√™ncia profissional, Moscati curou com particular efici√™ncia e caridade milhares e milhares de doentes.

Em N√°poles, embora procurado por toda classe de doentes, dava, contudo, prefer√™ncia aos mais pobres e indigentes. Sem d√ļvida, foi na pr√°tica da caridade para com os pobres que se manifestou toda sua grandeza, ao ponto de receber o t√≠tulo de “M√©dico e Pai dos pobres”, isto num tempo em que a cultura se afastava da f√©.

Jos√© Moscati viveu corajosamente at√© 1927 e testemunhou a Verdade, tanto assim que encontramos em seus escritos: “Ama a Verdade, mostra-te como √©s, sem fingimentos, sem receios, sem respeito humano. Se a Verdade te custa a persegui√ß√£o, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela Verdade, tivesses que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, s√™ forte no sacrif√≠cio”.

São José Moscati, rogai por nós!



16

Dez

3¬ļ Domingo do Advento

Local: Centro Comunit√°rio Senhor do Bonfim

19

Dez

Confraternização dos Voluntários do Projeto Bom Samaritano

Local: Casa 49

20

Dez

Missa com a participação dos ambulantes

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim