S√£o Zacarias, Papa

Filho de pai grego, residente na Cal√°bria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752.

Ao contr√°rio do seu predecessor Greg√≥rio III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele rela√ß√Ķes amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e v√°rios patrim√īnios; estipulou tamb√©m com ele uma tr√©gua de trinta anos. Mas n√£o conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena.

Zacarias soube tornar favorável à Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime na França, com a proclamação de Pepino, o Breve.

Foi bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia.

São Zacarias, rogai por nós!

Encontro de Formação sobre Quaresma e Páscoa

Local: Casa 49