08 de Agosto de 2016

Vocação da Igreja de reunir e acolher a todos

Vocao da Igreja de reunir e acolher a todos

Em agosto a Igreja celebra o Mês Vocacional. É um período dedicado à reflexão sobre as vocações em geral. Todos os cristãos têm uma vocação. Seja para o matrimônio, viver exclusivamente para Deus ou para doar a vida por uma missão. Vocação é o chamado de Deus, que visa à edificação do Reino.

A Igreja também possui sua vocação, que é a de servir, acolher a todos e evangelizar. E ela se concretiza à medida que cada membro assume de fato esse chamado de alma e coração. Sua força vocacional está na vivência desse compromisso evangelizador. Só uma Igreja voltada para a missão de evangelizar promove o nascimento da generosidade das vocações.

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim tem a vocação especial de reunir, congregar, de fortalecer a cultura do encontro e dedicar recepção calorosa a quem aqui chega, seja para visitar, fazer orações ou participar das missas. Neste Ano Santo da Misericórdia, essa missão de acolher torna-se ainda mais evidente com as peregrinações.

O acolhimento cristão é solidariedade, comunhão e partilha. É expressão da misericórdia e do amor; é um elemento fundamental da Igreja que revela o coração de Deus cheio de ternura e esperança. O cuidado com o próximo é um caminho que leva o despertar das diferentes vocações na Igreja. O nosso próprio acolhimento é um dom de Deus, reflexo da Sua ternura.

Como Santuário, a Igreja do Bonfim é um local de encontro das diversas raças, cores e nacionalidades, sem distinção. Diante da condição de discípulos de Jesus Cristo e do Seu Evangelho, acolhemos cada um com sua história, em dias de alegrias ou tristezas, com suas fragilidades, cansaços e dores.

O Senhor chama cada um de nós através das necessidades da Igreja e do mundo. O acolhimento nos aproxima de Deus, dos outros, do mundo, da nossa vocação e missão.

Crédito: Anna Carolina Lima