04 de Janeiro de 2023

Festejos em honra ao Senhor do Bonfim começam nesta quinta-feira (05) na Colina Sagrada

O versículo bíblico “Tu és digno de receber glória, honra e poder” (Ap 4,11) será o lema da festa que recordará o 1° centenário da composição do hino popular dedicado ao Senhor do Bonfim

A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, localizada em Salvador (BA), dará início à novena preparatória para a festa em honra ao seu padroeiro, o Senhor do Bonfim. Em 2023, os festejos que estão centralizados no tema “Há 100 anos cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória'”, serão iniciados nesta quinta-feira (05/01), a partir das 18h30, com o hasteamento da bandeira da festa.

O período festivo recordará o 1° centenário da composição do hino popular dedicado ao Senhor do Bonfim, criado em 1923, em comemoração à Independência da Bahia, que no século XX completava 100 anos. Por esta ocasião, durante os nove dias em que acontecerá o novenário, haverá um momento direcionado à recepção da imagem do Senhor do Bonfim ao som do hino criado pelo poeta Arthur de Salles e musicado por João Antônio Wanderley, mediante a interpretação de artistas baianos e grupos musicais como Filhos de Gandy, Juliana Ribeiro, o multi-instrumentista, Zé Mario, entre outros.

A partir das dimensões espiritual, integrativa (uma vez que promove o discurso inter-religioso) e sociocaritativa (visto que os recursos obtidos durante os festejos são direcionados ao Projeto Bom Samaritano), a Festa do Senhor do Bonfim 2023 pretende ser marcada pela lembrança histórica. “A letra e a música do hino ao Senhor do Bonfim foram compostas para relembrar os feitos heróicos dessa luta que, segundo a fé religiosa dominante, contou com a intercessão do Senhor do Bonfim, uma vez que, as vitórias nas batalhas navais e terrestres onde os baianos venceram os portugueses comandados pelo Governador das Armas, eram atribuídas ao santo.”, destacou o reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva.

Esta vai ser a primeira vez que a Festa do Senhor do Bonfim retornará a sua tradicional programação (confira) após dois anos de restrições devido a pandemia da COVID-19. Nisto, os fiéis poderão participar da solene novena (de 05 a 14 de janeiro, sempre às 19h) e procissões — como a marítima no dia 11 de janeiro, às 7h, e a terrestre, no dia 15 de janeiro, às 16h —, além da 8ª edição da Caminhada “Lavagem de Corpo e de Alma”, que acontecerá no próximo dia 12 de janeiro (quinta-feira), às 7h e será puxada pela Oficina de Frevos e Dobrados, regida pelo maestro Fred Dantas e composta por 40 músicos.

A festa em honra ao Senhor do Bonfim, em 2023, seguirá até o dia 15 de janeiro, o dia festivo propriamente dito, quando serão realizadas seis missas (05h, 06h, 07h30, 09h, 10h30 e 15h) — sendo a de 10h30 celebrada pelo Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Sergio da Rocha — e descerramento da bandeira festiva, além da tradicional procissão dos Três Pedidos, saindo da Igreja Nossa Senhora dos Mares (localizada no Largo dos Mares), às 16h, em direção à Colina Sagrada.

SERVIÇO:

O QUÊ: Novenário preparatório para a festa em honra ao Senhor do Bonfim.

QUANDO: de 05 a 14 de janeiro de 2023, às 19h.

ONDE: Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.